ESTHER

O livro de Esther descreve a soberania e o cuidado de Deus para com o seu povo. Ele relata o grande livramento dado por Deus ao povo judeu na Pérsia. Embora o nome de Deus não seja mencionado no livro, cada página está cheia dEle. Mattew Henry, um dos grandes comentaristas da Bíblia, diz: “Se o nome de Deus não está aqui, Seu dedo está”. O livro recebe o título de Ester (Estrela do Oriente), por causa de sua principal personagem.

Uma órfã judia, criada por Mardoqueu (Et 2.7);

Também se chamava Hadassa (Et 2.7);

Tornou-se rainha da Pérsia (Et 2.17);

Colocou a sua vida em risco, ao comparecer à presença do rei sem ser chamada (Et 5.1-3);

Intercedeu em favor dos judeus e denunciou o plano de Hamã (Et 5-7).

A história de Ester é como a história de José, Moisés, Gideão, Davi e tanto outros personagens bíblicos. Deus tinha reservado cada um deles um propósito específico. Quando chegou o momento oportuno, eles confiaram em Deus e contribuíram para que os propósitos fossem executados.
Deus sempreESTER UMA RAINHA ALTRUÍSTA
Segundo o dicionário Aurélio, a palavra altruísta, quer dizer: “sentimento de quem põe o interesse alheio acima do próprio”, ou seja, uma pessoa altruísta está mais preocupada com o interesse do próximo do que com o seu. Assim sendo, altruísmo e´, acima de tudo, uma demonstração de amor, pois, o amor não busca os seus interesses (I Co 13.5).

Ester demonstrou altruísmo ao interessar-se pelo povo judeu, sendo capaz de arriscar a sua própria vida.

Et 5:2
E sucedeu que, vendo o rei à rainha Ester, que estava em pé no pátio, ela alcançou favor dele; e o rei estendeu para Ester o cetro de ouro que tinha na sua mão. Ester, pois, chegou-se e tocou na ponta do cetro.

Finalmente,estabelecimento da festa de Purim, onde os judeus comemoram este GRANDE LIVRAMENTO

Comentários